top of page

Cuidado com as misturinhas para limpar


Receitas para limpeza pesada. Conheça os efeitos que elas podem causar

Cuidado ao criar produtos caseiros para limpeza


No dia a dia, muita gente recorre a receitas caseiras na esperança de conquistar mais eficácia e economia para limpar o sofá, box de vidro, banheiro, fogão, piso encardido etc. Antes de partir para uma “receita mágica”, é preciso ficar atento aos riscos e cuidados de misturar certas substâncias.


A maioria das combinações acaba gerando produtos voláteis, que liberam gases perigosos para a saúde, capazes de causar irritações na pele, nos olhos e nas vias respiratórias, entre outros danos. Veja alguns exemplos a serem evitados:



Água Sanitária e Álcool (ou Álcool em Gel)

Esta combinação produz clorofórmio e derivados de cloro, substâncias capazes de causar vários danos à saúde, afetando o sistema nervoso, pulmões, rins, fígado, olhos e pele.

Água Sanitária e Amoníaco

Os vapores produzidos por esta mistura com alta concentração de amoníaco e cloro são capazes de causar danos ao sistema respiratório e também oferecem risco de explosão.


Água Sanitária e Produtos de Limpeza

A mistura de água sanitária com produtos de limpeza em geral, como detergentes, limpa vidros, entre outros, gera gases tóxicos derivados de cloro, que podem causar problemas respiratórios, irritação nos olhos e outros danos para a saúde.


Desentupidores de Pia e Detergentes

Com alto teor de ácidos, o desentupidor de pias não deve ser misturado com detergentes pois a combinação gera gases corrosivos que podem causar irritações, náuseas e mal-estar.

Desinfetante e Água Sanitária

Devido à presença de amônia na fórmula dos desinfetantes, a combinação com água sanitária gera cloraminas, bastante tóxicas e capazes de causar intoxicações, alergias e irritações nas mucosas e na pele.

Vinagre e Água Oxigenada

A mistura gera ácido peracético, capaz de irritar a pele, olhos, garganta, nariz e pulmões.


Vinagre e Água Sanitária

A mistura libera gás cloro, que é altamente tóxico, capaz de causar problemas nos pulmões e até queimaduras nos olhos.


Vinagre e Lisoform

Esta combinação libera formol, outro produto extremamente perigoso e tóxico para os usuários.


Vinagre e produtos com amônia na composição

Neste caso, a amônia será liberada, fazendo mal à saúde dos usuários.


Bicarbonato e vinagre funciona mesmo na limpeza?


Para chegar a essas respostas, vale a pena conhecer um pouco mais sobre as propriedades do vinagre e do bicarbonato de sódio, tanto no uso de forma separada na limpeza como em conjunto.


Vinagre - O vinagre é uma solução ácida e, por isso, costuma ser eficiente na limpeza de incrustações.


Bicarbonato de Sódio - Já o bicarbonato, que é alcalino, é eficaz na limpeza de gorduras, muitas vezes em substituição à soda cáustica, que é muito mais corrosiva e agressiva aos usuários.

Mas e a combinação de vinagre com bicarbonato de sódio, funciona?

A combinação ajuda na limpeza, mas não funciona com a força máxima dos ingredientes individuais, pois as soluções são de natureza antagônica: enquanto o vinagre é ácido, o bicarbonato é alcalino. Assim, na mistura um neutraliza e tira a força do outro. O resultado é uma receita caseira que não fica boa nem para limpar incrustações de sais nem para remover gorduras. Há ainda o risco de tornar o local asfixiante, pois diminui a concentração de oxigênio do ambiente.

O ideal seria usar essas substâncias de forma separada, para que ajam com 100% do seu potencial de limpeza sobre a sujeira, ou seja, primeiro usa-se a solução de bicarbonato de sódio em água para remover as gorduras e oleosidades e em seguida usa-se o vinagre para remover as incrustações que não puderam ser removidas pela primeira solução.


Por que comprar produtos de limpeza pronto para uso é mais seguro?


Quando um produto de limpeza é desenvolvido ele contém uma ou mais substâncias que chamamos de ingrediente ativo, que será responsável pela eficácia da limpeza. É possível que alguns dessas ingredientes ativos sejam tóxicos. É por isso que são usadas dosagens específicas para cada ingrediente ativo durante o desenvolvimento do produto, além de também ser amplamente estudado e testado pelas indústrias que prezam pela saúde do usuário e meio ambiente.


Os produtos da linha Tira Grude, por exemplo, foram elaborados para auxiliar na limpeza pesada ou mesmo naquelas situações mais difíceis como sujeira grudenta e impregnada e, graças a combinação perfeita dos ingredientes ativos nos seus produtos - nas dosagens permitidas e aprovadas - a linha oferece soluções que são também ecológicas, biodegradáveis e amigáveis ao usuário. Pensadas para uso seguro nas mais diversas superfícies.


Além da segurança de ter especialistas por trás de cada solução criada, você também tem acesso às instruções de uso nos rótulos que melhor vão te ajudar no uso.


bottom of page