Cuidados que se deve ter na limpeza de corrente de moto



Uma limpeza bem-feita é essencial não só para a corrente, como para todo o kit relação da moto. Afinal, ajuda a garantir maior vida útil para as peças e mais segurança durante a condução, evitando imprevistos.


Gostaria de saber mais detalhes sobre o assunto? Neste post iremos abordar:

  • Por que é importante limpar a corrente da moto?

  • Quais produtos são adequados e quais devem ser evitados na limpeza da corrente de moto?

  • Por que utilizar o Tira Grude Desengraxante na limpeza da moto?

  • Passo a passo de como limpar a corrente e demais partes mecânicas da moto.

Por que é importante limpar a corrente da moto?

Durante a rodagem no dia a dia, a moto tem contato com muita sujeira que acaba indo parar em suas partes mecânicas. No kit relação (coroa, corrente e pinhão), por exemplo, a poeira, barro, piche, entre outras sujidades, acabam se acumulando sobre as áreas lubrificadas e geram muito atrito nas peças.


Para evitar o desgaste prematuro do conjunto, é preciso remover toda a sujeira a cada 300 ou 400 quilômetros rodados, pelo menos, e também após andar com a moto na chuva.


Manter a corrente e as demais peças do kit relação bem limpas e conservadas é essencial para a segurança da moto e do piloto. Afinal, o conjunto é essencial para que a caixa de câmbio movimente a roda de trás, garantindo mais precisão durante a aceleração e frenagem.

Quais produtos são adequados e quais devem ser evitados na limpeza da corrente de moto?

Para limpar a corrente da moto é essencial escolher uma solução potente e que, ao mesmo tempo, não manche e não agrida as peças. Afinal, vale lembrar que o kit relação das motos conta com borrachas de vedação e muitas vezes está próximo de partes plásticas.


Infelizmente, ainda é comum ver o uso indevido de derivados de petróleo – como aguarrás, gasolina, diesel ou querosene - na limpeza de motos. Essa prática é perigosa, oferecendo uma série de riscos. Veja os motivos:

  • Ressecam as borrachas da moto;

  • Podem manchar partes plásticas, pintura e demais partes da moto;

  • Estes produtos são oleosos, então mesmo após limpeza pesada é necessário limpar a superfície novamente para tirar a oleosidade;

  • Contaminam o meio ambiente;

  • Derivados de petróleo são inflamáveis e contam com componentes voláteis que evaporam no ambiente;

  • Assim, causam irritação nos olhos, no sistema respiratório durante o uso e oferecem ainda riscos para a segurança do local (incêndio ou explosão).


O desengraxante, por outro lado, é uma ótima solução para a limpeza das partes mecânicas da moto. Mas fique atento, é preciso escolher um produto de qualidade, que não contenha corantes, metais pesados nem solventes tóxicos ou agressivos na fórmula, para assim não manchar ou agredir as superfícies. Este é o caso do Tira Grude Desengraxante, lançamento da Quimatic Tapmatic.

Por que usar o Tira Grude Desengraxante limpeza da moto?


O Tira Grude Desengraxante é uma ótima solução para a limpeza da corrente e das demais partes mecânicas da moto por ser um produto potente, fácil de aplicar e ecologicamente correto. À base de água, o desengraxante tem como principais diferenciais sua força para a limpeza pesada e a fórmula ecológica e biodegradável, amigável ao usuário e menos agressiva ao meio ambiente.


E que tal ver na prática uma limpeza de corrente com o Tira Grude Desengraxante? Confira nesse vídeo do canal Faça Bem Feito Você Mesmo:




Confira alguns dos principais diferenciais da novidade:

  • É altamente eficaz na limpeza. Enquanto desengordurantes convencionais têm entre 3 e 5 princípios ativos (algumas vezes não tão ecológicos e amigáveis ao usuário), o Tira Grude Desengraxante possui mais de 10, o que proporciona resultados bastante superiores.

  • Não mancha ou ataca as superfícies, incluindo plásticos, borracha e a pintura da moto

  • Não é inflamável e, portanto, não coloca em risco o ambiente em que é usado.

  • Multiuso, é indicado tanto para o uso em oficinas quanto para o consumidor que faz a limpeza em sua garagem

  • Também é ideal para uso geral em casa

  • Ecologicamente correto, não possui substâncias voláteis e assim não irá causar danos à saúde do usuário ou ao meio ambiente.

  • Já vem pronto para uso em prática embalagem spray

  • Tem fragrância leve.

  • Além do uso no kit relação, também é ideal para ser usado na limpeza de outras partes mecânicas da moto, como roda dianteira, disco de freio, suspensão, parte externa do motor, quadro elástico, coroa da relação, etc.


Passo a passo de como limpar a corrente e demais partes mecânicas da moto


Confira em detalhes o passo a passo do uso de Tira Grude Desengraxante na limpeza da corrente e demais partes mecânicas da moto. Como é recomendado antes de utilizar qualquer produto químico, faça sempre o teste de compatibilidade do produto em uma área escondida da superfície para só depois começar o trabalho, ok?


Veja o passo a passo da limpeza:

  • Primeiro, cuidados básicos. Lave sua moto com motor frio, longe do sol (para não manchar) e com água fria e sem pressão (para não danificar a parte elétrica/eletrônica da moto).

  • Comece pulverizando Tira Grude pela corrente, todas as demais áreas do kit relação e outras partes mecânicas da moto que desejar limpar.

  • Aguarde alguns minutos para o produto agir e utilize uma escova para ajudar a remover as partes da sujeira mais grudadas.

  • Depois, enxágue toda a área.

  • Se necessário, repita a operação.

Vale lembrar que é muito importante manter o kit relação sempre livre de gordura e sujeira antes de fazer uma nova lubrificação. Se a superfície não estiver limpa, a nova lubrificação não irá se fixar corretamente e irá espirrar para outras áreas – e também na roupa do piloto – quando a moto estiver em movimento.


Já no caso da limpeza com Tira Grude Desengraxante, a corrente e as demais peças do kit relação ficarão realmente limpas, tornando possível aplicar uma nova lubrificação de forma eficaz, conservando melhor a moto.