top of page

5 motivos para substituir querosene e thinner na limpeza pesada


Motivos para substituir querosene e thinner na limpeza pesada

O sonho de qualquer pessoa que valoriza a otimização do seu tempo é poder contar com produtos eficientes que auxiliam na limpeza pesada. Não é à toa que grandes marcas estão sempre colocando seus engenheiros e químicos para pensar em como tornar essa atividade cada vez mais prática.


Apesar disso, infelizmente, ainda há quem continue apostando em antigas soluções - como querosene, aguarrás e thinner - na limpeza pesada em casa, na limpeza de corrente de moto, bicicleta, lataria com piche e até mesmo em ambientes profissionais, como em oficinas, restaurantes, etc. Isso porque ainda se acredita que não há produtos melhores no mercado que facilitem tanto a limpeza quanto eles - o que é um grande mito.


Você sabia que essas soluções trazem uma série de perigos e desvantagens, inclusive colocando em risco sua saúde e patrimônio?


Elencamos aqui os 5 principais perigos oferecidos por esses produtos, e quais soluções você pode ter como alternativa:


1- Alta inflamabilidade

Esses tipos de solventes à base de petróleo são inflamáveis. Portanto existe grande risco em sua utilização e também na armazenagem. Ao contrário do que muitos pensam, a inflamabilidade não está restrita apenas à forma líquida. São os vapores tóxicos, liberados durante o uso dos solventes, que mais trazem perigo, deixando os ambientes vulneráveis ao fogo e a explosões.


2- Riscos à saúde

Quando usados sem equipamentos de proteção ou em ambientes fechados, esses tipos de solventes à base de petróleo são prejudiciais à saúde. Entre outros riscos, podem causar irritações à pele, aos olhos e às vias respiratórias.


3- Agressão ao meio ambiente

Querosene, gasolina, thinner, aguarrás, entre outros solventes à base de petróleo, não são biodegradáveis e, assim, contaminam o solo e o meio ambiente.


4- Não desengraxam bem

E tem mais essa...as superfícies limpas com solventes à base de petróleo não ficam realmente desengraxadas. Produtos como querosene e thinner ajudam apenas a desprender a sujeira mais pesada, mas não limpam a superfície completamente. O motivo é que esses produtos também são uma espécie de gordura não solúvel em água. Assim, não evaporam totalmente e deixam um resíduo oleoso, sendo necessário o uso de um desengordurante posteriormente para finalizar a limpeza. Quer comprovar? Basta jogar água sobre a área “desengraxada” por esses solventes para perceber que o líquido forma gotas e não escorre livremente.


5- Agridem superfícies

Devido a sua fórmula concentrada, os produtos à base de petróleo costumam agredir superfícies, causar manchas, remover vernizes, entre outros danos.


Agora dá para entender porque thinner, querosene e aguarrás não devem ser usados na limpeza pesada, correto? A boa notícia é que há no mercado uma alternativa muito mais mais eficaz, segura e ecologicamente correta para limpezas localizadas ou pesadas.


Limpeza com produtos ecologicamente corretos, eficazes e seguros!


Uma ótima alternativa para os produtos como thinner, querosene e aguarrás, seja para sua casa ou ambiente profissional, são as soluções ecologicamente corretas e seguras, feitas a partir de solventes ecológicos como o Tira Grude Removedor de Etiquetas e Pegajosidades e o recém-lançado Tira Grude Desengraxante. As soluções se destacam por serem:

  • Altamente eficazes nas limpezas;

  • Ecologicamente corretas;

  • Não inflamáveis;

  • Seguras ao usuário e ao meio ambiente;

  • Contarem com fragrância agradável;

Conheça um pouco mais sobre as soluções:


Tira Grude Removedor de Etiquetas e Pegajosidades conta com uma fórmula ecologicamente correta à base de solventes vegetais que amolece até os resíduos mais pegajosos. Assim é a solução ideal para limpezas localizadas, como:

  • O batom ou maquiagem que acabou de manchar a roupa bem na hora de ir para o trabalho

  • Aquela tinta de caneta que vazou no sofá ou no uniforme escolar das crianças

  • O alimento e bebida que caiu no estofado de casa ou do carro

  • As etiquetas que não querem sair dos utensílios domésticos

  • A graxa na sandália ou no tênis novo

  • A parede que seu filho “pintou” com giz de cera

  • O chiclete na sola do sapato

  • O piche que grudou na lataria do carro

  • E muito mais

Já o Tira Grude Desengraxante tem como principais diferenciais sua força para a limpeza pesada e sua fórmula ecológica e biodegradável é amigável ao usuário e menos agressiva ao meio ambiente. Multiuso, o novo produto é ideal para limpeza de graxa, gordura, oleosidade e fuligem. E pode ser aplicado sobre as mais diversas superfícies, como:

  • Pisos não porosos (cerâmica, porcelanato, etc.);

  • Superfícies pintadas (mantém o brilho em acabamentos com tinta ou verniz);

  • Peças metálicas (não altera o brilho do alumínio, ferro, cobre, aço, aço inox, etc.);

  • Vidro;

  • Fibra de carbono;

  • Plástico e borracha.

Ou seja, a solução certa para a limpeza daquela sujeira pesada em grelhas de churrasqueiras, fornos, boxes de banheiro, graxas de veículos, e muito mais.

Leia também:


bottom of page