Saiba a diferença entre removedor e desengraxante



Na hora da limpeza pesada muita gente fica em dúvida: o que é melhor utilizar, desengraxante ou removedor?


Apesar de ambas as soluções serem altamente eficazes na remoção de sujeiras difíceis de sair, os produtos possuem diferenças importantes.


Por exemplo, os removedores são ótimos para a remoção de sujeiras incrustadas, mas irão deixar a superfície engordurada, pois têm uma fórmula oleosa. Nesse caso, é indicado usar detergente para arrematar a limpeza.


Já os desengraxantes são excelentes para acabar com as sujeiras mais gordurosas ou provenientes de graxa. Os produtos possuem surfactantes que dissolvem a gordura e já deixam a superfície sem qualquer oleosidade.


Para que você possa entender melhor as diferenças entre removedores e desengraxantes, preparamos um pequeno guia de perguntas e respostas logo abaixo, confira!


Para começar, um pouco de conceito...

O que é removedor?

O removedor é um produto de limpeza à base de solvente, que pode ser de origem mineral ou vegetal. O produto dissolve a sujeira incrustada, facilitando a sua remoção. Alguns exemplos de sujeira fortemente aderida à superfície são adesivos, piche, tinta, goma de mascar, chiclete, batom, giz de cera, entre outros. Mas, ao término da limpeza, a superfície continuará engordurada, pois o removedor tem uma fórmula oleosa. Para retirar a oleosidade, a superfície deverá ser lavada ao final com detergente.


A grande maioria dos removedores – da mesma forma que thinner, querosene e aguarrás - utilizam solvente à base de petróleo, e por isso, são produtos inflamáveis, agressivos ao meio ambiente e voláteis, que durante a aplicação evaporam e causam irritação nos olhos e nas vias respiratórias.


Mas há também opções de removedores ecologicamente corretos, à base de solventes vegetais, como o é o caso do Tira Grude Removedor de Etiquetas e Pegajosidades.




O que é desengraxante?


O desengraxante é uma solução de limpeza concentrada, à base de água e disponível nas versões alcalino, neutro e ácido. O produto é altamente indicado para a remoção de sujeiras mais gordurosas ou com graxa, como as presentes em grelhas de churrasqueiras, fornos, coifas, pisos, boxes de banheiro, peças automotivas em oficinas, etc.


Desengraxantes têm surfactantes na composição que são de natureza anfótera, ou seja, dissolvem a gordura na cauda apolar da molécula enquanto a cabeça (polar), se dissolve na água. Por isso, a solução remove ao mesmo tempo a sujeira e a gordura, deixando a superfície realmente limpa e livre de oleosidade.


A grande maioria dos desengraxantes disponíveis no mercado são de uso industrial e alguns possuem solventes voláteis que podem fazer mal à saúde do usuário.


Para tornar o uso do desengraxante mais acessível aos consumidores finais – em casa, no escritório ou em oficinas - acaba de ser lançado no mercado o Tira Grude Desengraxante, um produto à base de água que se destaca por sua fórmula ecológica e biodegradável, amigável e meio ambiente.






Vamos falar um pouco de respeito ao meio ambiente?

Qual produto é mais ecologicamente correto, o removedor ou o desengraxante?


Sem dúvida, o desengraxante, por ser um produto que na maioria dos casos é à base de água. Desengraxantes de boa qualidade, como o Tira Grude Desengraxante, têm baixa toxicidade, não utilizam solventes voláteis e são biodegradáveis, ou seja, são facilmente decompostos por microrganismos, que eliminarão rapidamente o produto da natureza.

Isso é o inverso do que acontece com materiais não biodegradáveis, como a maioria dos removedores, alguns tipos de plásticos, isopores, derivados de petróleos, óleo diesel, querosene, aguarrás, entre outros, que permanecem no meio ambiente por muito tempo.

Qual a diferença entre solvente vegetal e mineral nos removedores?


Os solventes de origem mineral ou vegetal ajudam a determinar o grau de toxicidade do removedor. Os solventes de origem mineral tendem a ser mais tóxicos, enquanto os vegetais são menos tóxicos e, consequentemente, mais ecologicamente corretos.


O Tira Grude Removedor de Etiquetas e Pegajosidades é um exemplo de removedor ecologicamente correto, pois utiliza uma combinação de solventes vegetais que não faz mal ao meio ambiente e ao usuário.

E, agora, algumas dicas de uso...

Detergentes comuns também são eficazes na limpeza pesada?


Os detergentes comuns são mais indicados para limpezas leves, por se tratar de um produto que possui poucos ingredientes na composição. Para se ter uma ideia, o detergente de cozinha possui em média 3 ingredientes ativos de limpeza enquanto o Tira Grude Desengraxante tem mais de 10.

Existem superfícies onde removedores e/ou desengraxantes não devem ser utilizados?


A maioria dos removedores deve ser usada com cautela sobre superfícies pintadas, de plástico, couro, cerâmica e madeira, já que os produtos podem penetrar nos poros desses materiais, manchando, amolecendo ou degradando.


Uma exceção entre os removedores é o Tira Grude Removedor de Etiquetas e Pegajosidades, que tem uma fórmula ecologicamente correta que não mancha as superfícies, mas mesmo assim é sempre aconselhável fazer um teste em um canto antes de aplicar o produto por toda a superfície.


Já no caso de desengraxantes, é preciso entender se a sua formulação é mais alcalina, ácida ou neutra. Tira Grude Desengraxante, por exemplo, não mancha superfícies pintadas, metal ou inox, desde que seja aplicado conforme as recomendações contidas na embalagem.

Tira Grude agora é uma linha de produtos de limpeza


Há mais de 20 anos no mercado, o Tira Grude Removedor de Etiquetas e Pegajosidades já faz parte do dia a dia de consumidores que visitam home centers e casas de material de construção. O produto serve como alternativa mais amigável aos removedores comuns, pois tem uma fórmula ecologicamente correta que amolece até os resíduos mais pegajosos, facilitando a limpeza.


Agora “Tira Grude” se tornou uma linha de produtos para limpeza pesada, com o lançamento do Tira Grude Desengraxante, um produto multiuso ideal para aplicação sobre as mais diversas superfícies, como pisos não porosos (cerâmica, porcelanato, etc.), superfícies pintadas (mantém o brilho em acabamentos com tinta ou verniz), peças metálicas (alumínio, ferro, cobre, aço, aço inox, etc.), vidro, fibra de carbono, plástico e borracha.


A solução não contém corantes, metais pesados nem solventes tóxicos ou agressivos. Além disso, não é inflamável e, portanto, não coloca em risco o ambiente em que é usado.


Pronto! Agora você sabe um pouco mais sobre removedores e desengraxantes. E aí, já está com coragem para começar aquela limpeza pesada? Seja qual for o desafio, conte sempre com a linha Tira Grude.