top of page

Cuidados que você precisa saber para uma limpeza pesada segura


Cuidados que você precisa saber para uma limpeza pesada segura

O que seriam produtos de limpeza fortes? Essa é uma definição muito subjetiva, mas é bem comum as pessoas associarem qualidade e eficiência a produtos que sejam agressivos ao usuário, com cheiro muito forte ou até mesmo aqueles mais corrosivos e que ressecam a pele. E você, sabia que essa forma de pensar pode te trazer sérios problemas?

Segundo a prefeitura de São Paulo, a intoxicação por produtos de limpeza está entre as principais causas de atendimento no centro de intoxicações da cidade.

De acordo com o site da prefeitura, houve um aumento de 200% nos atendimentos a adultos relacionados ao agente tóxico SANEANTE DOMÉSTICO em março e abril de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019. Já para crianças, o aumento foi de 34% nesse intervalo. Observando esses números, a prefeitura listou alguns cuidados que reforçamos aqui.


5 Cuidados que se deve ter com produtos de limpeza

1. Use produtos de limpeza de empresas autorizadas pela Anvisa:

Não compre produtos ilegais ou clandestinos (ou piratas) que são fabricados sem

autorização do Ministério da Saúde. Eles não são seguros! Desconfie de produtos comercializados por fábricas e lojas de fundo de quintal, vendidos por caminhões, ou ambulantes e com preços muito abaixo do valor de mercado.


Toda empresa regularizada para produção de agentes de limpeza precisa seguir rígidos protocolos de adaptação do ambiente fabril para tal exercício e precisam ter suas fórmulas aprovadas pela Anvisa.

2. Não armazene produtos de limpeza em garrafas tipo PET, de água, refrigerante.

É possível que as pessoas se confundam com produtos consumíveis, como suco, água etc.;

3. Armazene os produtos de limpeza em locais seguros

Evite deixá-los na cozinha ou próximos a produtos alimentícios. Mantenha estes produtos longe do alcance de crianças, idosos e animais. Lembre-se sempre de forrar a superfície onde irá deixar o produto e atente-se a possíveis vazamentos;

4. Manipulação:

Cuidado ao manipular estes produtos, manipule-os em local claro e ventilado; alguns deles devem ser manipulados com luvas, máscaras, óculos etc. Por isso, leia com atenção o rótulo dos produtos e não ignore as suas instruções;

5. Cuidado com os produtos voláteis

Ao utilizar produtos como inseticidas, solventes, tintas e outros, não permaneça no

ambiente até ventilar e arejar bem o local, pois pode tratar-se de substâncias voláteis e perigosas para a saúde.

Mas você sabe o que são produtos voláteis?

Os produtos voláteis são aqueles que possuem Componentes Orgânicos Voláteis (VOC) na fórmula. Se esses componentes estiverem acima dos níveis permitidos, podem causar danos à saúde, como irritações no sistema respiratório, alergias, intoxicações, etc.

Os principais componentes voláteis presentes nos produtos de limpeza costumam ser: hidrocarbonetos - nas versões leve ou pesada, solventes de petróleo, amônia, cloro, álcoois e glicóis.


Essas substâncias estão em diversos tipos de materiais sintéticos ou naturais e se caracterizam pela sua alta pressão de vapor, o que faz com que se transformem em gás ao entrar em contato com a atmosfera.

A Anvisa permite o uso de componentes voláteis nas fórmulas dos produtos de limpeza – mas apenas dentro dos níveis considerados seguros, ou seja, que não irritem nem sejam agressivos à saúde do usuário.

Como identificar que um produto de limpeza é volátil?

A primeira grande pista de que um produto tem componente volátil acima dos níveis permitidos é o cheiro forte quando se abre a embalagem. Além disso, a presença de VOC acima do permitido não demora a começar a irritar as vias respiratórias, os olhos, etc. Fique atento.

Que produto usar para limpeza pesada?

Use somente produtos aprovados pela Anvisa, fabricados por empresas idôneas e que, portanto, não oferecem danos à saúde.

Esse é o caso de desengraxantes, detergentes, desinfetantes, soluções alcalinas, enfim todos os produtos de limpeza classificados como saneantes e que legalmente precisam ser aprovados (notificados) pela Anvisa.

Os produtos da linha Tira Grude, por exemplo, são desenvolvidos especialmente para atender aquelas situações de sujeira pesada – Tira Grude Desengraxante Potente e Multiuso para limpeza pesada - ou difícil de limpar – Tira Grude Removedor de Etiquetas e Pegajosidades. Eles são aprovados pela Anvisa e fabricados dentro do mais alto padrão de qualidade e segurança.


Faça uma limpeza eficaz e, ao mesmo tempo, segura para você!

Para uma limpeza pesada eficaz, opte sim por produtos bons e fortes, mas que sejam seguros para você e para o meio ambiente! Fique atento aos efeitos que as misturinhas para limpeza podem causar.

Assim, nada melhor do que tomar os cuidados que sugerimos aqui, principalmente sobre a procedência do produto (fabricante), seus componentes e aprovação na Anvisa.

Melhor ainda se o produto for ecologicamente correto – ou seja, com soluções amigáveis ao usuário, ecológicas, biodegradáveis, livres de corantes e metais pesados. Este é o caso da linha Tira Grude, que te ajuda a fazer uma limpeza pesada, eficaz, segura e que não causa danos à natureza e nem a você!


bottom of page