Saiba por que algumas etiquetas e rótulos são mais difíceis de remover do que outras.



Quem já não ficou frustrado por não conseguir remover etiquetas ou rótulos de utensílios domésticos e objetos em geral? Na maioria das vezes, o problema acontece por dois motivos:

  • a cola utilizada é permanente e muito difícil de dissolver

  • o material do rótulo ou etiqueta é impermeável

Para que você tenha mais sucesso na remoção de etiquetas e rótulos, preparamos um pequeno guia. Vamos conferir?


Fique atento ao material da etiqueta ou rótulo


Na hora de remover uma etiqueta ou rótulo, o primeiro ponto a ser levado em conta é o tipo de material deste adesivo: papel, plástico, com verniz, etc. Afinal, a solução utilizada para a remoção precisa atravessar essa superfície para chegar à cola que está por baixo e dissolvê-la.


No caso de papel, por exemplo, costuma ser mais fácil, pois ele absorve os produtos depositados, variando a eficiência na remoção a depender do tipo de cola utilizada.


Já em adesivos plásticos ou com verniz sobre a tinta, a superfície é impermeável, impedindo o acesso à cola. Nesse caso, o trabalho exigirá um pouco mais de esforço. A dica aqui é deixar este rótulo bem molhado e, se possível, fazer pequenas ranhuras (tome cuidado para não danificar a superfície do objeto) ou aberturas entre o adesivo e a superfície permitindo que o removedor entre em contato com a cola, para então, começar a dissolvê-la.


Tipos de cola utilizados

A remoção da etiqueta ou rótulo também irá depender – e muito - do tipo de cola utilizado. Veja como agir.


Colas não permanentes


Tira Grude Removedor de Etiquetas e Pegajosidades para tampas plásticas

Nos utensílios de cozinha - como louças, metais, vidros, etc. - a cola mais utilizada é a do tipo não permanente (principalmente a acrílica à base de água e apolar), que é mais fácil de remover.


Para remover a cola, aplique a solução escolhida, deixe agir por alguns minutos, e vá esfregando o rótulo até sair. Indicamos o uso do Tira Grude Removedor de Etiquetas e Pegajosidades para facilitar esse processo.



Colas permanentes


Embalagens com etiquetas resistentes à ambientes refrigerados
Embalagens com etiquetas resistentes à ambientes refrigerados

A remoção de etiquetas ou rótulos que receberam colas permanentes é muito mais difícil. O motivo é que as colas permanentes costumam ser usadas justamente para dificultar a remoção: como em frascos de remédios, de alimentos ou bebidas refrigeradas, avisos importantes em equipamentos, etc.



Os principais tipos de colas permanentes são:


Adesivo acrílico permanente utilizado em superfícies pouco rugosas, sem umidade e submetidas a temperaturas entre 10ºC negativos e 70ºC positivos.

Adesivo acrílico superpermanente - com aderência inicial elevada, para superfícies rugosas ou onduladas. Resiste a temperaturas negativas de até -20ºC.


Cola hot-melt superpermanente também tem aderência inicial elevada, sendo utilizada em plásticos como o polietileno e polipropileno.


Cola hot-melt para congelados para superfícies submetidas a temperaturas muito baixas, até 40º negativos.


Cola de sapateiro com aderência muito elevada, utilizada para calçados, couros, montagem de móveis, etc.


Se você tiver a intenção de remover essas colas, saiba de antemão que será um processo bem trabalhoso, seja com a ajuda de soluções caseiras ou com produtos químicos mais agressivos. A receita aqui será repetir o processo diversas vezes até obter o resultado esperado, por isso indicamos que dê preferência à materiais que não sejam agressivos ao usuário ou meio ambiente, como o Tira Grude Removedor de Etiquetas e Pegajosidades.

Conheça o Tira Grude removedor de Etiquetas e Pegajosidades

Para auxiliar na remoção de etiquetas e rótulos, a Quimatic Tapmatic criou o Tira Grude Removedor de Etiquetas e Pegajosidades.


Com uma potente combinação de solventes, o produto é ideal para dissolver as colas que não são permanentes e que costumam ser utilizadas em utensílios domésticos.

No caso de colas permanentes, o uso do produto também poderá ajudar, mas para remoção total será necessário maior número de repetições do processo, raspagem mecânica, etc., da mesma forma como com outros produtos mais agressivos ao usuário e ao meio ambiente.


O Tira Grude Removedor de Etiquetas e Pegajosidades é um produto à base de solventes ecológicos, não inflamável, contém Aloe Vera e é livre de corantes e outros metais pesados, ou seja, muito mais seguro que thinner, aguarrás e derivados. Além de ser muito mais potente e prático do que outras soluções caseiras.

Veja como aplicar o Tira Grude Removedor de Etiquetas e Pegajosidades na remoção de etiquetas e rótulos em geral:

  • Manualmente ou com auxílio de alguma ferramenta, remova o máximo possível da etiqueta ou rótulo (cuidado para não danificar a superfície do objeto).

  • Aplique Tira Grude sobre toda a área da etiqueta ou rótulo

  • Deixe agir por 5 minutos

  • Esfregue e vá removendo a cola aos poucos

  • Se for preciso, repita a operação