top of page

Como tirar manchas de caneta da roupa


Quem nunca não levou aquele susto devido a manchas de tinta de caneta na roupa, bolsa e até no sofá? O pior é que ninguém está livre disso: pode ser a caneta esferográfica que estoura no bolso ou os riscos de canetinha hidrográfica feitos por crianças, seja no sofá ou até mesmo no banco do carro.

Como tirar tinta de canetinha de tecido


Mas como tirar essa tinta de caneta da roupa ou de estofados?


Para começar, nada de desespero, respire fundo! É possível resolver o problema com a ajuda de soluções caseiras ou com produtos industrializados.

Veja algumas alternativas:

Agora, escolha o produto e mãos à obra!

Passo a passo para remover manchas de tinta de caneta ou de canetinha


Antes de começar, saiba que manchas recentes podem ser mais fáceis de remover que manchas mais antigas e já secas. Mas há como alcançar ótimos resultados em ambos os casos.


Vamos ao passo a passo?

1. Aja rápido!

Quando uma caneta estoura ou é feito um risco na roupa ou estofado, não perca tempo. Assim, você evita que a tinta penetre ainda mais nas fibras do tecido.


2. Coloque um pano por baixo

Para evitar que a mancha passe para um outro lado da roupa – ou se espalhe mais ainda no próprio tecido – considere colocar um pano por baixo, de preferência branco, para não correr o risco de manchar ainda mais. O pano irá absorver um pouco da tinta de caneta e do produto utilizado para dissolvê-la.


3. Deixe o produto agir e lave a peça

Deixe o produto escolhido agir por alguns minutos. Esfregue com leveza para não danificar o tecido. Depois, se for possível, lave a peça – pode ser manualmente ou na máquina. No caso de sofás e bancos de carro, umedeça um pano e vá retirando a mancha e excesso de produto aos poucos.


4. Repita a operação, se necessário

Pode acontecer da mancha não sair completamente logo na primeira tentativa. Mas não desista! Refaça a operação caso seja preciso.


Produtos químicos costumam ser mais eficazes


As soluções caseiras podem ajudar e até remover as manchas de tinta de caneta em alguns casos. Mas os produtos industrializados costumam ter ação mais rápida e eficaz devido aos solventes na fórmula. Principalmente para remover manchas de tinta de caneta de superfícies impermeáveis como bolsas, mesas de plástico ou madeira, parede com tinta óleo e muito mais.


Este é o caso de Tira Grude Removedor de Etiquetas e Pegajosidades, que possui uma combinação de solventes potentes, porém ecológicos, que dissolvem e removem tinta de caneta, e outras manchas.


Outro atrativo é que o Tira Grude está disponível em embalagens pequenas – ideais para levar na bolsa ou guardar em gavetas e no porta-luvas do carro. Ou seja, uma solução eficaz para ter sempre à mão e evitar que as manchas levem a melhor.


Descubra no mapa de lojas do produto onde comprar o Tira Grude Removedor de Etiquetas e Pegajosidades mais perto de você.




bottom of page